Previdência, que caminho seguir?

foto previdencia 2

Fernanda Rogozyk

Muitas vezes escutamos várias siglas relacionadas aos planos de previdência e não conseguimos entender direito o significado de cada uma e a diferença entre elas.

Como comentei no post anterior, detalharei melhor os planos de Previdência Privada e como escolher o mais adequado para o seu perfil.

Especificamente, abordarei PGBL e VGBL, e já decifrando as siglas: Plano Gerador de Benefício Livre e Vida Gerador de Benefício Livre, respectivamente. Estes são os dois planos comercializados no país.

Como o objetivo é incentivar investimentos de longo prazo, estes planos têm incentivo fiscal na fase de acumulação, ou contribuição. A principal diferença entre PGBL e VGBL é a questão da tributação.

E é nesse ponto que já entra a principal decisão. Quem faz a declaração completa, deve optar pelo PGBL, isto porque você pode deduzir as contribuições em sua declaração, fazendo com que pague menos imposto no final. Para aqueles que fazem a declaracão simplificada, a melhor opção é o VGBL. Veja as diferenças abaixo:

pgbl_vgbl

Para entender melhor o impacto destas contribuições na declaração de Imposto de Renda, coloco a comparação da vantagem fiscal com e sem PGBL, supondo que a pessoa aplique R$ 12.000 no PGBL:

pgbl_vgbl_ir

A pessoa que contribui para a previdência conseguiu deduzir a parcela das despesas onde inicidirá o IR e portanto, pagará menos imposto. A diferença de R$ 3.300,00 é equivalente ao imposto de 27,5% dos 12.000,00 (contribuição no PGBL) que está deixando de pagar agora e pagará no momento do resgate, lá na frente.

Isso quer dizer, que deixamos que pagar agora para pagar no momento de recebimento desse dinheiro.

Além da escolha pelo tipo de declaração feita, é importante avaliar o tipo de tributação escolhida, que pode ser através de dois regimes: progressivo e o regressivo, e a taxa de administração, taxa de carregamento e taxa de saída, que serão explorados no próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *