Como se preparar para 2018

2018 será um ano ainda com bastante incerteza no cenário político e consequentemente no cenário econômico.

Em termos de finanças pessoais, devemos ter um olhar na parte de investimentos e outro no orçamento, o dia a dia.

Na parte de investimentos convém ser mais conservador diante desse cenário, como já falamos anteriormente, priorizar risco baixo.

No orçamento, a recomendação não é muito diferente, o ideal é não extrapolar, controlar os gastos frente a receita. Quando falamos em cortar despesas, normalmente não trabalhamos de forma consciente e a primeira coisa a querer cortar é o lazer.

Vamos com calma, afinal, qualidade de vida é importante para seu bem-estar. Sendo assim, por onde começar e o que fazer?

Antes de mais nada, o primeiro passo é o planejamento, entender como e onde estão seus gastos antes de sair cortando, classificando por grupos para facilitar a avaliação. O lazer deve ser um dos grupos, assim como alimentação, educação, saúde, transporte, moradia, etc. Esses grupos acabam dependendo um pouco do estilo de vida de cada um. O que importa é que te dê uma boa noção de onde estão seus gastos.

O segundo passo é fazer o orçamento, determinar valores para estes grupos de gastos. O objetivo aqui é que sobre dinheiro no final do mês para você investir para alcançar seus objetivos. A conta não pode terminar no zero a zero, deve-se obrigatoriamente sobrar dinheiro.

O ideal é que a avaliação no corte de gastos seja feita em família, pois isso deve impactar a todos na casa. Quando o tabu de falar de finanças é quebrado, os objetivos tendem a ser alcançados com mais facilidade e mais rapidamente.

Discutir finanças em família pode ser um dos motivos de aproximação, assim como escolher programas gratuitos de lazer e programas caseiros.

Use o planejamento financeiro familiar como uma forma divertida de rever a vida, buscando usar a criatividade sem comprometer a qualidade de vida.

Você verá que não é tão dificil assim, faça um 2018 criativo, sem que os gastos com superfluos e passeios no shopping sejam parte de sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *